A lavação de roupas na beira de rios no municÃpio era uma constante, pois em certas áreas até o final da década de 60 a água encanada chegava a poucos domicÃlios na cidade.
Conhecido como tanque Correia Pinto nome do fundador da cidade que por volta de 1771 teria construido o tanque usufruindo de quatro a cinco fontes de águas naturais para que as mulheres pudessem lavar suas roupas em paz sem serem molestadas pelos Ãndios ou animais selvagens.
No local existe um Centro Ambiental que funciona em horário comercial. No Centro Ambiental você observa quadros com espécies da fauna serrana no tanque existem aproximadamente 1.000 carpas vermelhas e pedalinhos para você se divertir com a famÃlia inteira aos fins de semana.
A lenda do tanque de Lages
Uma antiga lenda conta que as lavadeiras iam lavando suas roupas e batendo aquele papo gostoso muitas histórias iam sendo contadas inclusive a da mulher safada que deu para todo mundo e mal sabia quem era o pai .
Certo dia essa mulher pegou a criança e jogou no tanque porém pasmem: a criança não morreu e se transformou em uma serpente que habita o tanque e não para por ai a lenda conta que a cabeça da criança permanece no tanque e a cauda no Rio Cahará ao longo do seu percurso.
Essa seria a lenda da serpente do tanque. Os misticos da cidade acreditam que, com a proteção da padroeira da cidade Nossa Senhora dos Prazeres essa serpente que era a criança jogada no tanque não irá semear o mal pela cidade com enchentes e inundações.
Leia também você vai amar:
Rua Caetano Vieira da Costa esquina com Rua Zeca Neves.
Horário de funcionamento do Centro Ambiental:
08:00 12:00 / 14:00 – 18:00 de segunda a sexta-feira.
08:00 12:00 / 14:00 – 18:00 de segunda a sexta-feira.
Telefone (49) 3224.3142.
Os pedalinhos funcionam somente no final de semana.